top of page

Anitta — Do Baile Funk ao Topo do Mundo

  • Razzari (Matheus Borges)
  • 15 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de mai.

De Honório Gurgel para os palcos internacionais: a trajetória de Anitta, que transformou o funk carioca em fenômeno global e se consagrou como ícone pop


Por: Razzari

Anitta (Photo by Dimitrios Kambouris/Getty Images for The Met Museum/Vogue) (Foto: Getty Images for The Met Museum/)
Anitta (Photo by Dimitrios Kambouris/Getty Images for The Met Museum/Vogue) (Foto: Getty Images for The Met Museum/)

Quando Larissa de Macedo Machado surgiu nos bailes funk do Rio de Janeiro, ainda no começo dos anos 2010, ninguém imaginava que aquela jovem de Honório Gurgel seria, anos depois, um dos maiores nomes da música brasileira no mundo. Usando o nome artístico Anitta, inspirado em uma personagem da minissérie Presença de Anita, a cantora começou gravando vídeos caseiros e participando da equipe Furacão 2000, uma das maiores produtoras de funk carioca.

O ponto de virada veio em 2013, com o lançamento de Show das Poderosas. O hit, além de estourar no Brasil inteiro, se tornou o videoclipe nacional mais assistido do YouTube na época, colocando Anitta na posição de fenômeno instantâneo. Com coreografia marcante e um empoderamento inédito para cantoras de funk, ela virou assunto em programas de TV, sites de fofoca e redes sociais.



Assista ao clipe de Show das Poderosas:




Nos anos seguintes, Anitta lançou uma sequência de sucessos como Meiga e Abusada, Zen e Bang. Este último consolidou sua imagem pop e viralizou com o visual futurista e minimalista.



 Imagem promocional do clipe BangCrédito: Divulgação / Warner Music Brasil
 Imagem promocional do clipe BangCrédito: Divulgação / Warner Music Brasil


Anitta também mostrou habilidade nos negócios: fundou sua própria produtora, negociou contratos milionários e começou a planejar a carreira internacional. Em 2017, lançou Paradinha, gravado em Nova York, abrindo portas para os mercados latino e americano.


Veja o clipe de Paradinha:



Foi em 2017 também que ela explodiu com Vai Malandra, primeiro funk brasileiro a entrar no Top 50 global do Spotify, marcando presença definitiva na cena internacional.

O mundo ficou pequeno para Anitta, que fez colaborações com J Balvin, Major Lazer, Maluma, Cardi B e até Madonna. Cada lançamento virava trend nas redes e acumulava milhões de views.

Assista ao clipe de Vai Malandra:



A consagração internacional veio em 2022, quando ela foi a primeira brasileira a se apresentar solo no Coachella, um dos maiores festivais do planeta.


Veja a apresentação no Coachella:



Em 2023, Anitta foi indicada ao Grammy com o álbum Versions of Me" foi nomeado em 2023 para a categoria de Melhor Álbum de Música Urbana, mas não venceu

Qual a era da Anitta que você mais curtiu?

  • show das Poderosas

  • Bang

  • Vai Malandra

  • Grammy/Coachella



De bailes em Honório ao Grammy, Anitta não só quebrou barreiras no funk e pop brasileiro, como também redefiniu o papel da mulher na música nacional. Ela é prova de que com estratégia, carisma e talento, dá pra sair da periferia carioca e dominar o mundo.

6件のコメント


ゲスト
5月20日

Ela é tão rainha, eu amo!! Venceu muito

いいね!

mafe
5月16日

arrasouuu

いいね!

ゲスト
5月16日

uma divaaa

編集済み
いいね!

Maria Diva
5月16日

AAAAAAAA, icônica. Minha It Girl

いいね!

ゲスト
5月16日

amo de mais ela viu!!!! representa d+ nosso funk, nossa cultura!!!!!!! RAINHAAAAAAAAAAAA

いいね!
bottom of page